Maurício Piccini

Programador, 44 anos, Porto Alegre

Twitter | Medium | Mastodon


Programador com Doutorado em Letras. Divide-se entre a casa de campo em Cyrodiil e um pied-à-terre em Britannia. Mantém um contrato de trabalho pendente com a Third Echelon.
Geração automatizada de ambiente para Terror #PromptEngineering #StableDiffusion Um asilo abandonado nos arredores de uma cidade. O prédio está em ruínas e coberto de grafites e janelas quebradas. O interior é escuro e cheio de detritos, equipamentos médicos antigos e manchas de sangue. O asilo tem uma história de experimentos horríveis e abuso de pacientes, que estavam presos e torturados por anos.
Como DALL-E imagina Capitu? O DALL-E é um modelo de inteligência artificial criado pela OpenAI que é capaz de gerar imagens a partir de descrições textuais. Ele usa uma técnica de aprendizado chamada GPT-3 (Generative Pre-trained Transformer 3) para gerar imagens que correspondem às descrições de texto dadas a ele.
Salário emocional não motiva Pergunta: Vale a pena trocar uma empresa com um salário bom por outra com um salário mais ou menos, mas com bom salário emocional? Resposta: NÃO VALE! E o capslock não faz jus à ênfase necessária. O que é salário emocional? Salário emocional é uma compensação não-econômica que complementa o salário que ajuda o funcionário a lidar com as demandas também emocionais do trabalho. Origens do termo: Em tempos de internet, as pessoas tratam como se tudo existisse desde sempre, mas esse termo é utilizado amplamente há menos de 10 anos e existe com o significado atual só há talvez 15 anos*.

Resenhas Críticas sobre livros de literatura fantástica contemporânea, cheias de spoilers.
Sobre Snowglobe, de Fábio M. Barreto: entre ficções

Tenho pensado neste espaço (e em todo espaço de ‘crítica’ literária). Em um oceano de críticas gostei/não gostei, ainda faz sentido oferecer uma interpretação, ou ainda, possibilidades de interpretação que não sejam tiradas (da bunda) do nada? As críticas de leitura de Snowglobe, por exemplo, seja na Amazon ou no Twitter ou em blogs de literatura… É um "filmão blockbuster", "os personagens são o ponto alto", "que delícia de ler", "com um jeitão de trama investigativa"… Essas críticas são recomendações de leitura. Ninguém quer falar sobre o que entendeu? Ninguém quer arriscar demonstrar que leu errado? Ou é tudo medo do monstro do spoiler?

O que é essa tal “Revista Trasgo”: resenha descritiva dos textos pré-linguísticos do terceiro planeta encontrados nas ruínas de Europa por Humbert E. Cho

Olá, caras leitoras. Como todas não devem ter deixado de notar — pelo menos todas as que levantaram a cabeça para fora dos círculos de holo-esportes nesta semana — a notícia que ferve é a publicação dos textos pré-linguísticos do terceiro planeta do sistema-mãe da espécie humana. Textos estes reemergiram das ruínas do satélite natural Europa, que circunda o sexto planeta daquele sistema, e são conhecidos nos meios científicos pela alcunha de Revista Trasgo.

Sobre "As águas vivas não sabem de si", de Aline Valek

Esse é um livro para ler com calma. Onde se esperam referências a Júlio Verne ou Lovecraft, surgem referências cruzadas com outros capítulos do próprio livro. Habitat propício à pareidolia.

Sobre “O Vilarejo”, de Raphael Montes, sete demônios e a culpa do outro

Neste exercício de resenha, meu objetivo é elucidar as referências possíveis e prováveis que eu consiga enxergar em uma primeira leitura. A ideia é ajudar os leitores a construir uma visão maior dos sentidos do texto. Algo que vá além do assunto ou da temática superficial do livro. Tentei encontrar substância nos livros da tal nova literatura fantástica brasileira. Selecionei alguns livros dos quais posso falar mais do que a sinopse. Em alguns casos, foi difícil encontrar algo mais do que uma sinopse. Hoje apresento: O Vilarejo, de Raphael Montes.


Escrita Criativa Material original escrito por mim, publicado em revistas de ficção especulativa e em outros meios.
Alienação no Trabalho Faísca Mafagafo, Temporada 4, Episódio 2 Era o último dia de Antônio como peça daquela indústria vital. Antônio ligou a caixa de voz à fonte de energia com um conector quatro-cinco-sete adaptado. Não era padrão, mas só precisava funcionar por alguns instantes. O autômato ainda não tinha olhos propriamente, com isso Antônio não se importava. O autômato podia ver, mas, se alguém o olhasse, veria apenas um amontoado de circuitos grandes e engrenagens pequenas.
Taumar, Enguidor e Macilon Faísca Mafagafo, Temporada 3, Episódio 10 As asas de Taumar eram agora a cama em que Enguidor dormia. Enguidor, envolvia-se em escamas multicoloridas, sonhava ser a borboleta proverbial e indiferente a alternativa de sua existência; ou a borboleta permitia-se sonhar ser Enguidor enquanto esta existência desta permanecia desocupada. Êxtase. Estase. Casulo para o Mal dos Males por tantas eras, então vazia de sua pupa, e finalmente plena de Taumar, Enguidor sonhava.
Depoimento reduzido a termo da bruxa Lila sobre o desaparecimento das freiras de Quaraí Faísca Mafagafo, Temporada 2, Episódio 25 Podcast Projeto Marranos, Temporada 7, Episódio 23 Narrador: Naquela terça-feira, o tribunal foi esvaziado, e o depoimento foi tomado apenas na presença de juiz, júri e advogados das partes. O julgamento foi encerrado no fim daquela tarde. Nunca foi promulgada sentença alguma. O depoimento reduzido a termo está em péssimo estado de conservação.
Relacionamento na era pré-Tinder Faísca Mafagafo, Temporada 1, Episódio 16+1 Olá, Dave. Por favor, entre sua senha:> *****_ Aviso: você precisa alterar sua senha. Não, não houve nenhuma quebra de segurança, mas talvez você devesse saber que seu nome não é mais a senha de Laura. Eu sei que para você isso não significa nada. Se você conhecesse os padrões de Laura como eu os conheço…
E no meio da floresta encantada Revista Letrônica, Volume 1, p. 281, conto, 2008 “Eu matei!” O caçador matara ao menos um cervo para cada dia de sua vida adulta. Sobrevivera matando animais. Não era o que desejava para si, ou para qualquer outro, mas era seu trabalho. Agora daria vida a outra pessoa através daquela presa, pensou. Que nobre fim.

Narrativa e Jogos Digitais Publicações a partir de pesquisas sobre narativas. Pesquisas em andamento. Oportunidades de desenvolvimento de produtos a partir do conhecimento sobre narrativa, jogos digitais e gamificação.
NARRATIVA > Fiz por querer: o papel das escolhas do jogador na construção de sentido em narrativas de jogos digitais Um estudo sobre ferramentas de construção de sentido através de escolhas e como o processo de decisão dentro de um game expande ou delimita interpretações possíveis. Download
ENSINO E APRENDIZAGEM Gamificação na sala de aula. Pesquisa constante e investimento no desenvolvimento de tecnologias que aproveitem o fluxo de aprendizado e fomentar motivação e autonomia dos alunos. Jogos Digitais são ideais para simulação de modelos de mundos e aprimoramento de comportamentos em ambientes controlados. Como toda tecnologia, precisam ser desenvolvidos com cuidado e precisão para obter resultados ideais.
TESTES ONLINE Avaliações, treinamento, análise textual Especialização em análise textual e preparação de material didático digital, construção de ferramentas próprias e customizadas para ensino à distância. Aplicação de tecnologias de jogos digitais, gamificação e storytelling para o melhor aproveitamento das tecnologias disponíveis.

Participação em Pesquisas: Metodologias Pesquisas publicadas sobre ensino, leitura e aplicação de jogos no desenvolvimento da compreensão leitora.
ITINERÁRIOS DE LEITURA PARA AS SÉRIES INICIAIS Aplicativo para criação de dinâmicas de aula para apresentação de obras literárias em sala para crianças do Ensino Fundamental I.
O aplicativo pode ser acessado online e está disponível gratuitamente e apresenta banco de dados de atividades para construção de roteiros de aula de acordo com a necessidade dos professores.
LITERATURA JUVENIL EM PAUTA Banco de dados de indicações de livros juvenis e resenhas descritivas das obras para utilização em sala de aula.
O aplicativo permite criação de roteiros de aula de acordo com a necessidade dos professores a apartir de buscas por temática, obra e elementos textuais a serem trabalhados.
JOGOS DE LER Nesta página, você vai encontrar jogos da série Ler e Brincar desenvolvidos sob coordenação da professora Vera Teixeira de Aguiar: A Boneca, Dado Mágico e Tecelina. Acesso aos bancos de dados de literatura infantil e juvenil. Estas duas páginas contém, além da metodologia para trabalhar com os livros, dois extensos bancos de dados com lista de obras para cada grupo e um aplicativo para criar novas atividades através da combinatória de atividades cadastradas para formar um roteiro personalizado para exploração das obras com crianças e adolescentes: Itinerários de Leitura e Interstícios: Literatura Juvenil em Pauta
LER E BRINCAR A Boneca As atividades do livro eletrônico "Ler e brincar: atividades de leitura literária através da sonoridade na poesia" foram fundadas na concepção de arte de Roman Ingarden e na descrição das estruturas da mente do psicólogo cognitivista Howard Gardner. Assim, desenvolve-se sobre um modelo de abordagem do texto poético que contempla a estrutura da obra literária e a inteligência lingüística. Os estratos do texto possuem correspondência com os níveis de linguagem de que se vale o poeta como expressão maior dessa inteligência.
LER E BRINCAR Tecelina Em "Ler e brincar: atividades de leitura literária com jogos de construção narrativa", a narrativa é apresentada em forma de hipertexto, ou seja, com o objetivo de ser percebida de forma não linear pelo leitor. No livro em que foram baseadas as atividades, o narrador conta a história de Tecelina, que tece sua vida através de um emaranhado criado a partir da vida de seus parentes e amigos. Valendo-se dessa metáfora, o jogo permite que o leitor percorra um caminho diferente a cada leitura.
LER E BRINCAR Dado Mágico O Dado Mágico é um jogo de tabuleiro que põe a criança em contato, de forma lúdica, com questões pertinentes à leitura. Brincando de ler enquanto joga, ela vivencia experiências agradáveis e desagradáveis relacionadas ao encontro com o livro, que a fazem avançar ou recuar no jogo, simulando o que aconteceria se as situações de leitura acontecessem de fato. Cabe salientar que tais situações encobrem aspectos teóricos importantes a serem levados em conta ao longo do processo de formação do leitor.O mediador não somente aproxima o leitor da obra, mas também acompanha sua trajetória, ajudando-o a vencer barreiras.

Conhecimentos de Guerrilha Conhecimentos variados adquiridos com e sem certificação do longo de mais de 25 anos no desenvolvimento de soluções computacionais para os mais diversos tipos de problemas.
Angular (Framework), Aprendizado de Máquina, Desenvolvimento front-end, Hadoop, JavaScript, Metodologias Agile, MongoDB, MySQL, Otimização para mecanismos de busca (SEO), PHP, Python, R, React.js.
Data Analysis, Qualitative Research, Research Design, Game Theory, Game Design, Game Development, Game Programming, Script Doctoring, Pervasive Games.
Java, Flash, MySQL, C++, HTML, C, JavaScript, CSS, XML, SQL, ActionScript, XHTML, UML, jQuery.