Como objetivo geral, esta tese busca dar continuidade ao trabalho iniciadona dissertação de Mestrado do autor, quando foram formuladas as bases para um modelo de análise específico para narrativas de jogos digitais.

Maurício Piccini, PUCRS, 2012

"Fiz por querer" - o papel das escolhas do jogador na construção de sentido em narrativas de jogos digitais

A presente tese de doutorado constitui-se na investigação do papel do jogador na construção de sentido em jogos de narrativa digital através da aplicação de conceitos de teoria da literatura. Embasa-se nas teorias literárias de Vladimir Propp, Claude Bremond, Algirdas Greimas e Tzvetan Todorov, nos conceitos de interação e hipertextualidade das áreas de comunicação e informática, nos estudos sobre os processos de leitura e nas estruturações de jogo utilizadas por desenvolvedores de software de entretenimento. Apresenta a análise do jogo Fallout 3 como testagem dos conceitos teóricos envolvidos e formula derivações técnicas e propostas teóricas da aplicabilidade desse entendimento sobre a construção de sentido da literatura, da comunicação, do desenvolvimento de jogos e do processo de aprendizagem. Conclui que o jogador não apenas atua como leitor, receptor de uma narrativa, mas interpreta o sistema de valores do jogo na busca do domínio das perícias utilizadas de forma lúdica, transformando a mecânica e a narrativa presente no jogo em material para sua própria expressão.

Palavras-chave: teoria da literatura, narrativa, jogos digitais, construção de sentido, leitura

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